Flamengo e Botafogo medem forças na semifinal do Campeonato Carioca

Por

APOSTAR AGORA

 

Flamengo e Botafogo medem forças na semifinal do Campeonato Carioca

Clássico de opostos está marcado no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, às 16h30 deste sábado de Carnaval

A Taça Guanabara, o primeiro turno do Campeonato Carioca, chegou a fase de disputas das semifinais. De um lado temos o clássico entre Flamengo e Botafogo, enquanto que do outro Boavista e Bangu decidem quem estará na final. Vasco e Fluminense, como sabemos, não conseguiram se classificar e terão que assistir aos jogos diretamente do bom e velho sofá.

Boavista x Bangu

As equipes da Zona Oeste do Rio e da Região dos Lagos se enfrentam nesta quinta-feira, dia 8 de fevereiro, às 17h, no Estádio Nilton Santos, sonhando em chegar até a final de turno e surpreender um gigante do futebol brasileiro, seja ele Flamengo ou Botafogo.

O Boavista foi o líder do Grupo C, com 9 pontos, sendo 3 vitórias e 2 derrotas, 5 gols marcados e 2 sofridos, o que gerou o aproveitamento de 60%. O elenco do Verdão de Bacaxá, distrito de Saquarema, conta com nomes conhecidos do torcedor carioca como o atacante Leandrão, o meia Erick Flores, o lateral Júlio César, o goleiro Rafael, além do meia Fellype Gabriel e do atacante Thiago Coimbra, mais conhecido como o filho do Zico.

Campeão carioca em 1933 e 1966, o Bangu busca retomar os bons momentos vividos no passado, mesmo sabendo que a sua missão não é nada simples de ser concretizada. Bom, a equipe do técnico Alfredo Sampaio estrou na Carioca com o pé direito ao vencer o Vasco da Gama, que está focado na Libertadores da América, dentro de São Januário, por 2 a 0. A campanha do Alvirrubro teve 8 pontos ganhos no segundo lugar do Grupo B, com 2 resultados positivos, 1 negativos e 2 igualdades. O rendimento foi de 53.3%. Gols foram anotados 6 e sofridos 3.

Alfredo Sampaio contou que sabe como é fazer parte de uma semifinal considerada tecnicamente mais fraca que a outra. “Eu passei uma situação como essa quando fui campeão com o Madureira. Na época, em 2006, jogamos a semifinal contra o Americano. Teoricamente pode ser considerado menos complicado, mas é um jogo com outra característica. Se você joga contra um grande, tem todo uma torcida pressionando contra e é um jogo mais técnico. Contra equipes de menor investimento, tende a ser um jogo mais aguerrido e de confronto. Felizmente me saí bem numa situação dessa e espero sair de novo”, relembrou o comandante em entrevista ao site oficial do Bangu.

Até os dias de hoje, nós tivemos 14 partidas entre estes dois clubes. O Boavista ficou com 5 vitórias e o Bangu com 4 triunfos. Empates foram 5. Para a atual partida confesso que vejo um confronto bastante equilibrado, já que as equipes possuem elencos parecidos, com a diferença que a formação da Região dos Lagos tem a vantagem do empate e de contar com atletas com mais experiência em clubes de grande expressão nacional. Esses fatores podem fazer a diferença na hora da decisão. Aposto no Boavista na final.

Flamengo x Botafogo

Rubro-negros e alvinegros disputam o único clássico das semifinais da Taça Guanabara, já que cruzmaltinos e tricolores não conseguiram a classificação. O encontro de gigantes está marcado para sábado, dia 10 de fevereiro, em pleno Carnaval, no Estádio Raulino de Oliveira, situado na cidade de Volta Redonda, Sul-Fluminense. No momento, o Maracanã está fora de circuito porque está sem o gramado, trocado para tratamento, e também em decorrência de uma série de shows que vão ocorrer por lá.

O clube da Gávea chega invicto para este duelo e podendo empatar. Durante a campanha no Grupo B foram conquistados 13 pontos em 4 vitórias e 1 empate, com o aproveitamento de 86.7%. Gols foram marcados cinco e nenhum levado. Fato interessante é que nos primeiros jogos do Estadual o treinador Paulo César Carpegiani optou por mandar a campo escalações alternativas, pois os jogadores titulares voltaram de férias mais tarde por conta da final da Copa Sul-Americana de 2017.

O Flamengo vai promover a estreia do atacante Henrique Dourado, conhecido agora como “Ceiflador”. Ele foi contratado junto ao grande rival Fluminense, onde estava insatisfeito em virtude da crise que ronda a equipe das Laranjeiras em 2018.

Em entrevista coletiva, Carpegiani rechaçou o favoritismo de seus comandados sobre o próximo oponente, porém deixou um recado para eles. “Enfrentaremos uma equipe tradicional, que também se classificou. Não falaria em favoritismo, mas, particularmente, acho que minha equipe tem obrigação de vencer. É minha proposta sempre, independentemente de quem quer que esteja do outro lado", disse o treinador.

Do outro lado do confronto, os botafoguenses só não se classificaram na primeira posição do Grupo C em decorrência do empate sem gols com o Madureira na 5ª rodada. Com isso, a Estrela Solitária ficou com 9 pontos ganhos e caiu para a vice-liderança. Foram 2 resultados positivos e 2 igualdades, além de 5 gols marcados e 2 sofridos. O rendimento foi de 60%.

Diferentemente do Flamengo, o Botafogo entrou em campo no meio da semana e decepcionou o seu torcedor na estreia da Copa do Brasil diante da Aparecidense, em Goiás. Na terça-feira, os alvinegros foram eliminados ao serem derrotados, de virada, por 2 a 1. Será que os atletas do treinador Felipe Conceição entrarão em campo abatidos e cansados fisicamente? Em relação à segunda questão, eu não acredito, não! Ainda mais porque estamos apenas no início da temporada. Jogar com uma frequência maior pode até ser um ponto positivo para dar mais ritmo de jogo. Concorda?

Na opinião de Felipe Conceição, o clássico pode ser visto como um recomeço. “Depende da gente, temos que usar isso como mola para impulsionar reação, e não ficar na tristeza, no sabor da derrota até sábado. Temos que reverter isso, sermos fortes, isso pode fortalecer o grupo desde que a gente reaja”, disse.

Em 315 clássicos disputados, o Fla levou a melhor em 114 oportunidades, contra 96 triunfos do Bota. Empates foram registrados 105. O último encontro entre os dois clubes aconteceu no dia 10 de setembro do ano passado pelo Campeonato Brasileiro da Série A, no Estádio Nilton Santos. Os botafoguenses venceram por 2 a 0.

Bom, não há como esconder que o favoritismo é total dos flamenguistas, que têm tudo para estarem em mais um decisão da Taça Guanabara. Para ser ainda mais incisivo, o meu palpite é o placar de 2 a 0 para o Flamengo e a queda do técnico Felipe Conceição após a derrota. Em breve, todas as cotas das semifinais do campeonato estadual estarão disponíveis em nosso site. Para ter acesso, clique aqui.

Confira os jogos das semifinais da Taça Guanabara:

Quinta-feira (8 de fevereiro)

17h – Boavista x Bangu

Sábado (10 de fevereiro)

16h30 – Flamengo x Botafogo